terça-feira, 25 de abril de 2017

Liberdade, qual Liberdade?

Muito se fala no dia de hoje 25 de Abril - Dia da Liberdade

Mas afinal o que é Liberdade hoje em dia?

Muito se confunde Liberdade com falta de respeito, abusos, ultrapassar limites, sem pensar muito nas consequências dos seus atos. porquê? porque agora pode-se. Agora pode-se tudo!

Pode-se até de mais, na minha modesta opinião.

Acho que sim, concordo que efectivamente teria que haver uma mudança, nesse sentido, mas nem 8 nem 80.

Que liberdade se fala agora?

Deixar os filhos ver televisão horas a fio. Dar smartfhones aos miudos. Terem páginas no facebook logo aos 6 anos. Dormir em casa dos amigos logo desde muito cedo.
Estudar até aos 30, não sair de casa dos pais, sair à noite até à hora que se quer, dormir até à hora do lanche. Andar com este e com aquele (esta e aquela) mesmo mais tarde relações duplas, triplas... eu sei lá (isto acontece muito mais do que pensava). Controlar os telemóveis dos namorados assim como ter acesso às redes sociais dos parceiros (mas o que é isto? ah e se não deixarem ter acesso é porque tem algo a esconder... desculpa???isto é liberdade? )
Faltar ao trabalho sem avisar, ou então da-se uma boa desculpa principalmente á segunda de manhã. Só tenho possibilidades para um carro de 5.000€ mas compro um de 30.000€ porque é muito mais fashion, exijo aos meus pais um telemóvel de 500€ ... já para não falar na forma de vestir... nas modas... todos se vestem igual porque é assim, a sociedade assim o exige... really???
a televisão... ou são tragédias ou convencer as pessoas de que precisam daqueles produtos se querem sobreviver ... 

é esta a liberdade?

Mais uma vez eu digo: não me identifico com esta malta!

Quero acreditar que sabem o que andam a fazer... mas tenho as minhas dúvidas.
Eu acredito muito de que colhemos o que semeamos, se nada semearmos, nada colhemos. ora então é conveniente pensar no que gostaríamos de colher.... digo eu :-)

Mas atrevo-me a dizer que o sentido de responsabilidade não está a ser cultivado nas novas gerações... e atrevo-me a dizer: Que geração é esta, que gerações estarão para vir?

Ora, para mim, liberdade não é isto.
Para mim liberdade é termos a oportunidade de sermos nós a escolher o que queremos para a nossa vida, mas com responsabilidade.

Eu vejo as coisas assim e é assim que transmito aos meus filhos. 

Para mim a liberdade é: Ter o poder de decisão, nas nossas vidas!



- No final de um dia menos bom, escolher pensar antes nas coisas boas que aconteceram nesse mesmo dia (tomei banho com água quente, tive um carro para ir trabalhar, tenho um trabalho, tive um abraço de cada filho, recebi uma mensagem que não esperava, tenho televisão, ouvi uma boa musica, senti aquele cheiro que já há muito não sentia) Há muito mais coisas boas a recordar do que as que pensamos, temos sempre tendência para ver as más....
- Numa chatice com alguém querido, relembrar antes as coisas boas que essa pessoa tem e nas coisas boas que já fizemos juntos. Não esteve bem naquele momento, mas e eu? sou sempre perfeito? Não tenho defeitos? nunca terei feito nada que essa pessoa também não terá gostado?

- Num trabalho que não gosto de fazer, decidir fazê-lo com prazer. Há sempre uma forma diferente de ver as coisas. Basta mudar a perspectiva.

- Não gastar mais do que se tem. Não estar à espera que as coisas caiam do céu. 

- Não SER o que os outros querem, e sim o que nós queremos.

- Sonhar, sentir o que se quer SER e lutar, trilhar até lá chegar.

- Respeitar o próximo, tendo consciência de que TUDO o que fazemos tem repercussões no outro, nas pessoas, nos animais, na natureza, SEMPRE tem um efeito das nossas ações por isso... ser RESPONSÁVEL é a base.

- Fazer as coisas com prazer (ir à escola, ler, estudar, não é uma seca, só é uma seca se não procurarmos as coisas boas inerentes)

E qual é a melhor parte desta Liberdade em que eu acredito?

Quando sou eu que tomo as minhas decisões e me considero responsável pelas consequências dessas decisões, sou a única pessoa a quem posso apontar o dedo e por mais estranho que pareça... é maravilhoso e porquê? Porque somos nós que criamos a nossa realidade. 

Se não gostarmos da consequência de uma dessas escolhas... qual o remédio? Tomar mais uma decisão. E se fizermos de forma consciente, certo é que vamos decidir o que naquele momento achamos que é melhor, certo?
Ora, se voltar a não dar certo, a única coisa que sentimos é: ok... achei que era o melhor eu escolhi assim, mas cheguei à conclusão que não foi... optimo! Há que reter a experiência como uma aprendizagem e seguir novo rumo.

Simples assim.

Isto sim é LIBERDADE!

Alex

5 comentários:

  1. Do melhor que li nestes dias
    Kis :=}

    ResponderEliminar
  2. Sermos livres não significa que possamos fazer tudo aquilo que nos vem à cabeça, porque não estamos sozinhos e as nossas ações têm consequências para nós e para os outros. É preciso haver bom-senso, ponderação e respeito. Há uma frase que acho que faz todo o sentido: a minha liberdade termina onde começa a dos outros!

    r: Muito, muito obrigada, é mesmo gratificante ler isso *.*

    ResponderEliminar
  3. Concordo contigo, mas encaro esta liberdade de abril, na liberdade de ne poder expressar liveremente.

    ResponderEliminar
  4. Muito bem!
    Mas isso não é em nada a liberdade conquistada com o 25 de Abril (diz a filha de um comunista, na clandestinidade antes do 25 de Abril, que, por ex., só me deixava ver TV até às 22h até aos meus 14 anos :)).

    ResponderEliminar