quinta-feira, 30 de novembro de 2017

O que mudei com os pequenos #5


Para mim ( e provavelmente para a grande maioria ) ... o final do dia é a parte do dia mais desafiante!

Já todos estamos cansados do longo dia e ainda temos imensas coisas para fazer "em conjunto com as crianças" antes de descansar:
São os trabalhos de casa, participar na preparação do jantar, por a mesa, os banhos, vestir pijama, o jantar propriamente dito, o levantar a mesa, lavar a louça, preparar os sacos dos lanches, lavar os dentes e finalmente ir para a cama...

A dificuldade está em fazer todos estes a fazeres de forma harmoniosa...
Nada disto é feito em silêncio nem em piloto automático... todas estas coisas só se conseguem fazer em harmonia com uma boa gestão... ora... nem sempre fazem de vontade, nem sempre estão dispostos a colaborar, nem sempre querem tomar banho, nem sempre querem lavar os dentes, nem sempre aceitam as coisas...

Ora e nós? que também tivemos o nosso dia nem sempre temos "aquela paciência" que devíamos ter certo? O que normalmente há a tendência para fazer???
Gritar... castigo.. chantagem... pô-los no cantinho do pensamento... palmadas... enfim... tudo o que (na minha opinião) não é favorável em nada para o bem estar emocional das nossas crianças.


Então... o que tenho vindo a mudar cá por casa com os pequenos e que funciona lindamente??

Diálogo - explicar as coisas com calma, falar com eles como se fossem adultos, explicar o que vamos fazer agora e depois de seguida e de seguida e como vamos fazer. O Diálogo também é muito utilizado no momento em que eles se pegam por alguma coisa e nenhum deles quer ceder... Eu não chego lá e decido... eu chego ao pé deles peço que me digam o que se está a passar (ambos explicam as suas perspectivas) e enquanto vou ouvindo vou fazendo afirmações mediante o que eles vão contando. Estas afirmações estão a fazer com que eles tenham consciência do que está a acontecer e acabam por se conseguir colocar de fora da situação. Quando se colocam da parte de fora da situação, conseguem olhar para ela de forma mais neutra, e acabam por "resolver" entre eles como vão fazer.

Acordos/Negociação - Negoceio com eles o que querem fazer primeiro. Não negoceio de fazem ou não fazem... deixo que eles escolham entre duas ou mais coisas que têm que fazer na mesma, qual delas preferem fazer primeiro. Ou... no meu caso como são 2, dar a escolher entre eles quem põe os guardanapos e quem põe os copos por exemplo... visto que é necessário fazer ambas, independentemente se é um ou outro. 

Marcar tempo - Quando estão a fazer uma coisa que gostam e tenho intenção que eles vão fazer outra coisa, obviamente que a primeira reação é: oh mãe... mas agora estou a fazer isto, ou a ver isto ou... então eu negoceio com eles um tempo... ok, eu compreendo perfeitamente eu também adorava estar a ver/fazer isso... mas também temos que xxxx então brincam mais 5 min e depois vamos, está bem para vocês? se não estiver... (negociamos ... ok... 6 min ou ... não... apenas 3) mas... o truque é cronometrar mesmo o tempo! Em casa uso o temporizador do telemóvel. Assim que toca... eles mesmo terminam o que estavam a fazer. Enquanto não o fizerem, vamos lá junto deles, com o cronometro ainda a apitar a relembrar que o tempo que tínhamos negociado já terminou e que chegou a hora de ir fazer a outra coisa que tínhamos combinado.

Dizer mais SIM do que Não - Sempre que nos perguntam algo... a nossa primeira reação é dizer... agora não.. o que tenho mudado é pensar para mim antes de responder... e porque não? ah porque está frio, há porque se vai sujar... ah porque se vai magoar, ah.. porque faz barulho...
e daí??? o perigo é mesmo muito? se sujar... está mesmo num sitio que não dê para trocar de roupa? se cair...poderá ser mesmo muito muito grave? se calhar limitamos demasiado as crianças a fazer coisinhas simples e de criança... que são super naturais e normais... e que lhes podem ser bem mais favoráveis deixar fazer do que não deixar fazer...
Quando dizemos mais vezes sim, quando lhes dizemos um não... eles vão respeitar mais este não (ah bom... se ela disse que não... é porque se calhar não pode mesmo...)


Humor - Levar determinadas coisas para a brincadeira e rir muito disso (rir alto, gargalhada mesmo) observem bem a reação deles quando nos rimos muito perante uma situação. Ou algo que nos mesmos fizemos "ridícula" ou eles mesmo... ou ate quando negociámos algo mas que naquele momento não nos dá jeito... por exemplo: mãe, eu quero um chupa! queres??? sim, tu disseste que quando chegássemos a casa comíamos... sendo verdade uma escapatória pode ser: eu disse isso??? meu Deus só posso estar louca!!! (e rir da situação)
Obviamente que não vamos usar esta ultima para todas as situações que negociámos... certo??

Estes pontos chave eu uso em todas as situações desafiantes... nas compras... no carro quando há gritaria, em casa, sempre!

Gratidão <3 p="">

Alex

Sem comentários:

Enviar um comentário