quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Crenças


O que são as crenças?
Crenças são todas as experiências repetitivas ou algo que fica como resultado de uma experiência emocional muito significativa.

Quando o que fica é bom... ótimo, não há com o que preocupar.. agora quando o resultado é negativo, é preciso ter algum cuidado.

Um exemplo prático:

Chegamos a casa com os miúdos, eles andam a correr pela casa... ouve-se a porta a abrir... é o pai que está a chegar. Por acaso ele está ao telemóvel, e as crianças não dão relevância a esse pormenor e correm... e o pai repele... "então?! tas tolo ó quê? o pai vem cansado!

Crença: o pai não gosta de mim... não salto mais para o colo dele

se a situação é isolada... e o pai se apercebe e vai lá dar atenção... talvez a crença desapareça, mas se a situação se repetir varias vezes... não tem volta a dar... a crianças acredita que o que sentiu naquele momento é verdade...

o meu pai não gosta de mim...
se o meu pai não gosta de mim que me gerou... como é que outras pessoas vão gostar?
Eu não sou merecedor de amor, 
Eu não sou bom o suficiente 
Eu não presto 
Eu não sou amado... 
etc etc o que na vida de adulto estas crenças vão impactar em vários níveis (financeiros, familiares, sociais...)


... muitas vezes são coisas tão pequenas que não damos conta no dia a dia...

Também está nas nossas mãos proporcionar isto!
Nós temos papel fundamental no desenvolvimento emocional das nossas crianças...

afinal... que crenças queremos que os nossos filhos tenham?

Crenças que os limitem ou crenças que lhe dêem força, auto-estima, coragem??

Gratidão <3 p="">

Alex

Sem comentários:

Enviar um comentário